A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa à redução de custo e ao aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e é observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar dessa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades-meio.
Em meio ao mundo globalizado e cada vez mais volátil, a terceirização se torna vantajosa e um ótimo negócio por quê...
Possibilita aumentar o foco no negócio-principal. As empresas concentrarem-se nas suas funções principais, enquanto que um especialista externo assegura as funções operacionais que não façam parte do negócio principal da empresa
Redução e controle de custos operacionais
Transformação dos custos fixos em variáveis
Redução de verbas para aquisição e modernização de equipamentos, proporcionando o aumento da disponibilidade de capital para investimentos
Reduz as perdas, diminuindo o desperdício, oferecendo, por parte do terceiro (pelo fato de ter estrutura mais enxuta, administração mais ágil e ser mais especializada) serviços mais baratos e de mais qualidade do que o disponível dentro das entidades, contribuindo para a melhoria da qualidade do produto final da contratante
Elimina o custo e a responsabilidade social e sindical com pessoal técnico
Aprimora o sistema de custeio, pois há a necessidade, para efeito de decisão, de se ter bem estruturado o conceito de custo de cada atividade internamente desenvolvida
Especialização do serviço
Maior produtividade
Comprometimento com resultados e qualidade
Diminuição do tempo de implementação e permite maior agilidade das decisões
Consequente redução dos níveis hierárquicos e custos administrativos, reduzindo os controles, aumentando a flexibilidade e a agilidade da organização
Otimização do espaço físico
Todo o processo seletivo fica sobre a responsabilidade do contratado, inclusive supervisões, substituições do pessoal em férias, licenças e outros tipos de faltas justificadas ou não
Todos os encargos fazendários, trabalhistas e sociais ficam sobre a responsabilidade da terceirizada e não há vínculo empregatício entre o empregado e o cliente, já que toda a orientação administrativa e operacional, diga-se subordinação, é da responsabilidade da contratada
Proporciona a concentração de recursos liberados para a área fim, melhorando a produtividade, a especialização e a eficácia gerencial
Um dos resultados apontados em 2002 pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, foi de que após a implantação da terceirização, 47% das empresas entrevistadas afirmaram que houve redução significativa do custo das operações.
Com a terceirização, a empresa investe mais no conhecimento especializado e ainda exige maior esforço de treinamento e desenvolvimento profissional dos empregados das prestadoras de serviços.